A algumas semanas vem surgindo várias acusações em cima do parque Beto Carrero World, localizado em Penha, litoral de Santa Catarina. As acusações são em cima do Zoológico, que dizem que os funcionários maltratam vários animais, um deles, o mais falado, é um leão, chamado Léo. O parque esclareceu o caso de Léo em seu facebook no dia 17 de setembro de 2012, leia:
"No dia 11 de setembro de 2012 uma pessoa começou a divulgar a foto ao lado alegando maus tratos no Zoo Beto Carrero World. A imagem é do Léo, um leão nascido em cativeiro e que foi recolhido pelo IBAMA no dia 02/08/2001 do extinto zoológico Bwana Park no Rio de Janeiro e enviado pelo IBAMA aos nossos cuidados e foi abrigado em nosso zoo. Essa é uma prática comum, por sermos um centro de referência, recebemos constantemente centenas de animais do IBAMA para recuperação e cuidados. Nove anos depois, em 2010, Léo teve um grave problema renal e acabou falecendo. Léo tinha 21 anos, na natureza leões raramente passam dos 12 anos de idade, em cativeiro poucos chegam aos 20, e apesar de sua beleza e sua juba imponente Léo era um vovô bem velhinho."
Foto retirada do Facebook do Beto Carrero.
Depois disso, foram reconhecidas denúncias para o IBAMA-SC sobre uma leoa portadora de FIV (Vírus da Imunodeficiência Felina). O Rancho dos Gnomos (ONG) quis capturar a leoa para fazer um tratamento, pois o IBAMA enviou vários e-mails e ligações para a mesma, para que a equipe da ONG fosse até Penha/SC, no parque Beto Carrero World. (Leia a notícia publicada pelo Rancho dos Gnomos sobre o caso, clicando aqui).
Hoje pela tarde o Beto Carrero postou um esclarecimento em seu facebook sobre essa leoa, relatando a situação que o parque passou com as diversas denúncias.
"Há quase um ano atrás um elefante fugiu do Zoológico de Salete, cidade no interior de Santa Catarina, e causou alguns estragos por onde passou, inclusive representando grande risco às pessoas. Antes que a única alternativa à polícia fosse abater o animal, nossos biólogos e tratadores interviram na situação e em caráter de ermergência a pedido do IBAMA-SC, foram até a cidade onde conseguiram acalmá-lo e trazê-lo para o parque, esse elefante, que estava com a saúde afetada por pouca alimentação foi recuperado em nosso zoo e redirecionado ao Zoo do Rio de Janeiro.
Após esse ocorrido o IBAMA-SC decidiu por fechar o zoológico de Salete, e solicitou ao Zoo Beto Carrero abrigo para vários animais que lá estavam, entre eles duas leoas. Não é obrigação do Beto Carrero World receber animais nessas situações, porém como sempre prestamos esse serviço ao IBAMA e também à sociedade os recebemos de braços abertos, tratando e cuidando de todos eles como se fossem nossos.
No início deste mês chegou uma remessa de testes importados solicitada por nosso veterinário responsável e todos os felinos do nosso zoo passaram por uma avaliação, identificamos que uma das leoas que veio do zoo de Salete é portadora de FIV (Vírus da Imunodeficiência Felina).
O procedimento padrão instituído pela comunidade veterinária internacional nesses casos é que o animal deve ser eutanasiado, conhecendo esta situação nosso veterinário responsável Dr. Daniel entrou em contato com o IBAMA-SC pedindo a opinião do órgão sobre o que deveria ser feito com a leoa, já que esta é de propriedade do IBAMA-SC e não do Beto Carrero World. O órgão por sua vez se posicionou a favor de manter o animal isolado dos outros e juntos chegamos ao consenso de que a eutanásia não deveria ser feita, afinal apesar de portador do FIV o animal continua saudável e não demonstra qualquer sintoma de doenças associadas. Os testes comprovam que somente uma leoa está com a doença.
A única possibilidade de este animal voltar a viver em grupo com outros de sua espécie é ser colocado em um recinto com outros animais também portadores de FIV, por isso deixamos a leoa à disposição do IBAMA-SC para que fosse redirecionada para onde acharem que for melhor para o animal, não recebemos contato algum de qualquer ONG para retirar o animal, a responsabilidade desta movimentação é somente do IBAMA-SC, que contatou uma ONG, porém o IBAMA-SP e a Secretaria de Saúde de São Paulo não permitiram que ela entrasse no Estado, não foi uma proibição do Beto Carrero World.
Esta leoa continua em nosso zoo, em um recinto interno, separada dos demais felinos e sendo tratada com carinho e boa alimentação como sempre foi e também como são tratados TODOS os animais moradores do Zoo Beto Carrero e está à disposição do IBAMA-SC para ser encaminhada para onde considerarem melhor, assim como sempre esteve à disposição desde que chegou aqui em caráter provisório e emergencial.
Informação importante: A FIV só é transmitida para FELINOS e não apresenta risco algum aos seres humanos ou outros animais.
Ps.: Entristece-nos muito que pessoas com má intenção façam comentários dessa forma, nossos profissionais do zoo são apaixonados por bichos e vemos diariamente o amor que depositam no seu trabalho, JAMAIS alguém prejudicaria algum animal aqui, seja um leão, um cão recolhido na rua, um cavalo abandonado ou qualquer outro ser vivo. Convidamos todos vocês a virem visitar nosso zoológico com bastante atenção e verem o quanto esses bichos são bem tratados.
Ps2.: Por favor, antes de compartilhar coisas na internet verifiquem as fontes, questionem e tenham bom senso, vamos tentar deixar o mundo online tão bonito quanto lutamos todos os dias para deixar o mundo real.
Agradecemos por sua atenção.
Equipe Beto Carrero World"
0 comentários:
Postar um comentário